(41) 3329-4489

Inovação é a arte de competir consigo mesmo. É por isso que é difícil. Muito difícil. A inovação é freqüentemente percebida como uma ameaça aos empregos existentes porque mudanças geralmente criam incertezas. A lâmpada não foi inventada por fabricantes de velas, e o e-mail não foi inventado pelos correios.
o gestor é responsável pelo resultado final no próximo mês, e isso torna difícil priorizar o tempo para trabalhar no desenvolvimento dos serviços e produtos que você viverá em três anos.

Todos nós somos bons estrategistas. A questão é o que fazer quando se está sob pressão e é necessário administrar uma empresa grande e moderna. Muitas organizações maduras lutam para desenvolver novos serviços porque estão preocupadas com a evolução do mercado e dos concorrentes e por isso precisam inovar.

Um conselho dramático, mas relevante, é parar de vender o que você está vendendo atualmente.

Pergunte a si mesmo: “Como vamos faturar no futuro?” Quais as vantagens oferecidas pelas plataformas baseadas em nuvem com seus ecossistemas globais que podem ameaçá-lo: Google, Apple, Facebook e Amazon e outros que poderão substituir parte do que você está fazendo atualmente de uma forma ou de outra. Absolutamente nenhuma indústria escapará deste desenvolvimento. Que parte da sua empresa será afetada? E ainda mais: em que parte do seu nicho de mercado você deve realmente investir e, não menos importante, inovar?

Novos players entrarão em seu setor. Porque eles tem condições e ambições no mercado alvo.

A fusão de setores que estamos vendo atualmente é bem abrangente. As empresas mencionadas acima não são as únicas a entrar em novos setores da economia, e o fazem simplesmente porque podem, porque tem condições. Dado que a Apple tem mais de um bilhão de dispositivos no mercado, bem como o maior banco de dados do mundo de números de cartão de crédito por meio do iTunes, é inteiramente lógico para eles desenvolverem um serviço de pagamento. E as mudanças estão acontecendo rapidamente. Não se passou mais de uma década desde que o Facebook era uma empresa iniciante. Na época, a Microsoft era a única empresa de tecnologia na lista das seis empresas mais valiosas do mundo. Hoje, apenas uma empresa nessa lista não é uma empresa de tecnologia.

Mudança não é jogar poeira digital nos processos existentes

O problema com muitas estratégias digitais é que geralmente visam otimizar os modelos de negócios existentes usando novas tecnologias. As pessoas logo se convencem de que fizeram a coisa certa porque suas margens melhoram, mas os ajustes são realmente o que é necessário para enfrentar o futuro? Eles são suficientes?
Seria melhor entender como a sociedade e o mundo do cliente estão mudando e agir de acordo. Muito provavelmente, todo o seu modelo de negócios terá que ser ajustado ou reconfigurado.

A arte de trabalhar em uma nova versão de si mesmo em paralelo

Quando a bolha das pontocom estourou, a Schibsted continuou a investir, embora não tivesse uma ideia clara de como faria dinheiro online. Até permitiu que os novos serviços competissem com os serviços existentes. A publicidade online gratuita canibalizou o jornal de papel, mas Schibsted assumiu o risco. Quando a Netflix competiu consigo mesma em 2011, mudando seu foco de DVDs para streaming, o preço de suas ações caiu 80%. Muito poucos membros do conselho e investidores aceitariam uma queda tão dramática. Hoje, os desenvolvimentos estão ocorrendo em um ritmo ainda mais rápido, e a magnitude do desafio que os gerentes e conselhos enfrentam não diminuiu em nada.

Os players estabelecidos podem cultivar novas iniciativas e, ao mesmo tempo, garantir vantagens competitivas futuras. O desafio apresentado pelas novas iniciativas é frequentemente que os ganhos não são enormes. Mas os desafios associados a não tentar podem rapidamente se tornar opressores.

Inovação …. onde começar?

Mudança e inovação não são novidade. A sociedade sempre inovou e continuará inovando. Em um ritmo acelerado. Não é que os recursos estratégicos não signifiquem mais nada, mas sem qualquer vínculo com a capacidade de inovação, pode-se rapidamente cair em uma ladeira escorregadia.

Como uma empresa de consultoria, vemos muitas maneiras de nos adaptarmos ao futuro. Há mais de uma maneira de tirar a pele de um gato nesse processo. Mas há uma coisa comum àqueles que têm sucesso – eles querem. Eles tomaram uma decisão consciente de que o custo de inovar será menor do que o de não inovar. Portanto, eles já estão bem encaminhados para o futuro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

LGPD – 2021

Publicada em agosto de 2018, a LGPD vem aprimorar a proteção de dados pessoais aos cidadãos do Brasil. Entender melhor, e desde já, a nova

Saiba mais »

Marketing Digital

Nem todas as pessoas que já falaram que Marketing Digital é a melhor coisa desde pão fatiado estão erradas. Um único lugar onde você pode

Saiba mais »